terça-feira, 30 de novembro de 2010

DORAMAS #01 – “VOCÊ QUIS DIZER DRAMA?” (Google sobre “dorama”)

“Dorama” é a denominação utilizada para identificar os seriados japoneses (J-Drama), coreanos (K-Drama), chineses (C-drama) e possivelmente os seriados de mais alguns países da Ásia (como Taiwan!). Sim, seriados tipo Supernatural e Gossip Girl. Só que todo o elenco tem olhinhos puxados, o que é bem kawaii depois que você se acostuma (se você não entendeu o kawaii, veja alguns doramas e conversaremos depois).

Não, não vá embora! Não troque de blog! E não vá ler o post sobre “Cabeça de Vento” logo abaixo (ou vá, mas volte aqui)!

 Fiqueeeee...Por favooor...Não me obrigue a me humilhar...

A seguir você será submetido a uma tentativa de lavagem cerebral pelo governo de Lekatopia (patrocinado, obviamente, pelo governo japonês) para convencê-lo a assistir doramas. Isso porque doramas podem ser muito mais legais que seriados americanos e consumir muito, mas muito menos tempo da sua vida em frente a uma tela plana (tempo esse que, claro, você utilizará para ver mais doramas ao invés de levar seu cocker spaniel, que não vê a luz do sol há dias, para passear).

Os doramas são divididos da mesma forma que os seriados americanos: por “seasons”, que aqui no Brasil chamamos de “temporadas”. Só que no oriente a galera leva esse lance de season realmente a sério: cada dorama tem em média 10 ou 11 episódios e vai ao ar por uma temporada, que corresponde a uma estação do ano. Assim, temos os doramas de primavera, verão, outono e inverno. E é possível até identificar alguns traços comuns em cada um desses grupos. O tipo de coisa tão organizada que, é claro, só poderia advir da sabedoria nipônica. Embora eu esteja convencida de que os alemães também poderiam fazê-lo.

E a maior parte dos doramas tem uma temporada e...bem, acabou. O que é ótimo porque você pode acompanhar quase todos os doramas de uma mesma temporada e depois se concentrar nos da próxima...Sem esse de assistir 05 temporadas de Grey’s Anathomy para continuar acompanhando! Claro, há exceções, mas são raras, ao contrário dos seriados americanos, em que Smallville já está na 10ª temporada (aliás, é impressão minha ou desde a 6ª temporada a Warner anuncia que é a “temporada final” de Clark e seus amiguinhos?).

E aonde, você me pergunta, é possível assistir seriados japoneses? Bem, se você: (i) não tem NHK na sua TV a cabo; (ii) tem NHK e não entende japonês; ou (iii)tem NHK, entende japonês, mas cada vez que você liga lá há alguém ensinando a fazer Ikebana; a solução é ver os episódios diretamente na net ou baixá-los. Felizmente, há milhões de fansubbers americanos e brasileiros que traduzem os doramas, alguns até em apenas um ou dois dias após a veiculação do episódio no Japão! É MUITA eficiência!

"Ooohhhhhhh"

Agora que você já sabe do que se trata e aonde ver, a pergunta de um milhão de ienes é: entre zilhões de doramas, o que ver?  Basicamente, as grandes categorias de dorama são os dramas (é, pois é) e as comédias. Ok, as comédias seguem uma linha de anime/mangá, com situações extremas e atuações hiperbólicas. Mas é TÃO divertido! E os dramas tendem a ser mais novelão mexicano que “Maria do Bairro” e “A Usurpadora” juntos – E não negue, você assistiu ambas no SBT! E gostou!

Brincadeiras a parte, há comédias menos exageradas e dramas mais sérios, como as sugestões a seguir (mais lights para um marinheiro de primeira viagem, pois eu não posso simplesmente jogar em vocês a versão Live Action de Sailor Moon – que, aliás, é bem ruinzinha :/). Então, para começar, meu dorama comédia favorito de todos os tempos e sugestão pessoal para iniciar você no maravilhoso mundo dos seriados japoneses é:

HOTARU NO HIKARI (season #01)
Esta comédia é uma das coisas mais engraçadas que eu já vi na vida. E isso resume tudo. Porém, como acho que se você leu até aqui é porque busca mais informações do que meu juízo de valor absolutamente subjetivo e estilo fangirl, vamos a uma breve sinopse:

Amemiya Hotaru está na casa dos 20 e poucos anos e trabalha na divisão de design de interiores de uma grande empresa. Hotaru é tão eficiente no trabalho que ninguém suspeita de sua segunda natureza: ela é, na verdade, uma “himono onna” (peixe seco), gíria para designar uma moça que prefere ficar em casa comendo besteira, bebendo, lendo mangá e afins do que sair com rapazes. E tudo isso com um penteado samurai e calças Adidas velhas e rasgadas. Além disso, Hotaru também é absolutamente desordeira, possui zero de coeficiente de aptidão doméstica e é 100% sem noção.


Temos ainda Takano Seiichi (que daqui para sempre será chamado apenas de “buchou' - assista a série se quiser saber o por quê), o gerente da divisão em que Hotaru trabalha, um sujeito absolutamente maníaco por limpeza e organização, para o qual é fundamental ordem e controle em sua vida. Buchou é também um workaholic, o que lhe custa seu casamento. Assim, Buchou deixa o apartamento em que vive para sua (ex) esposa e decidi hospedar-se na casa de seu pai, que está viajando pelo mundo. Qual não é a sua surpresa ao encontrar Hotaru em sua versão himono onna morando na casa ! Na verdade, o pai de buchou alugou a casa para Hotaru e "esqueceu" de avisar o próprio filho...Pois é.

 Hotaru e Buchou comentando o último post do Lekatopia.
Assim, os dois, cujas personalidades não podiam ser mais diferentes, são obrigados a viver juntos, criando momentos divertidíssimos. E, além de tudo , surge um interesse romântico na vida de Hotaru, que não tem idéia de como agir. Sobra para o pobre buchou ajudar Hotaru a ganhar o coração de Makoto, gerando ainda mais situações absolutamente vergonhosas para todos os envolvidos.

Enfim, acho que deu para ter uma idéia, né? Você pode assistir os episódios de Hotaru no Hikari online e com legendas em inglês no website Drama Crazy ou baixá-los com legendas em português no Animescenter. Pode ainda ler  o mangá no qual a série é baseada!

Por fim, agracio-os (haha) com uma “Breve Lista de Iniciação em Doramas”:

(i)      Caso na primeira vez que você assistir o dorama for necessário assistir o mesmo episódio duas vezes para entender quem é quem, persevere! Tudo vai melhorar e nomes como Doumyouji, Tsukushi, Sakurako e Nishida soarão como José, Maria, Pedro e Joana para você (possivelmente lá pelo 4º episódio rs).

(ii)     Caso na primeira vez que você assistir o dorama for necessário assistir o mesmo episódio duas vezes para entender quem é quem porque você acha que todo mundo tem a mesma cara, persevere! E escolha um dorama que não se passe no colegial, porque daí, além de tudo, eles estarão usando também a mesma roupa!

Em breve mais sobre doramas aqui no Lekatopia! Por enquanto, recomendo o excelente Drama’s Inn para maiores informações :]


11 comentários:

Letícia Santos disse...

Confesso que não li o post todo ok?
Acho chaaato todos os desenhos e seriados japoneses --'
"Não, não vá embora! Não troque de blog!" HSIAUSHIAUSHAIHU'
É, também acho que a Amanda Seyfried tá em todas, mas ela combina taaanto com a personagem que eu deixo passar rs'

book disse...

Ahh, achei interessante o post :) Não conhecia esses seriados japoneses, mas acho que não me acostumaria com esses nomes X-X hahahaha, ainda prefiro meus besteirols americanos de 37239467240926922361098752 temporadas! ;D
Beijocas!
Lú aqui

Victor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Victor disse...

Nunca tinha ouvido falar nesses tais de doramas. Achei a história interessante, só tenho que me acostumar com eles falando japonês kkk Estava acompanhando uma série e TV israelense, chamada Split, que está sendo transmitida em vários países da Europa, nos EUA e até no Brasil ! A série é bem diferente e divertida ! É legal largar a mentalidade americana por um tempo e mergulhar na cultura de outros países que tem sua forma própria de entretenimento. Li alguns mangas e acredito que para quem goste dos mesmos, isso já um primeiro passo :) Vou ver esse dorama que você recomendou e passo aqui de novo para comentar ! Adorei a dica e achei bizarro as seasons/estacoes kkkkkk

Beijos,

Victor

Kathy disse...

Eu adoro Doramas! *.*
ja assistiu Devil Beside You? Foi o meu primeiro... me apaixonei depois desse xD

Beijos
Kathy
http://leitora-compulsiva.blogspot.com

Angélica Roz disse...

Nossa que legal! Eu não conhecia esses seriados! Parecem ser bem legais! Sabe que não sei se tenho o canal NHK? Vou procurá-lo!! Bjss

S.M.R, Léka disse...

Issooo, assistam Hotaru para a gente comentar a respeito depois ;)

Letícia: Não foi dessa vez que você ingressou no lado negro da força :P...Mas sempre haverá uma próxima!

Lú: Você acostuma sim! Mas demora um poucooo rs

Victor: Ainda não vi Split, mas vou dar uma chance nessas férias! Já ouvi falar super bem dessa série! E uma das coisas mais bacanas de acompannhar a produção cultural de outros países é, exatemente, expandir seus horizontes para além do padrão americano =]

Kathy: Não li ainda Devil Beside You...É baseado no mangá de mesmo nome, né (eu comecei a ler, mas não conclui por falta de tempo ;_;)? Vou buscar na net para assistir!

Angélica: Em geral o canal NHK traz programaçãos em legendas e não passa esses doramas mais famosos! O ideal é baixar da net =]

Renata G. de Souza disse...

Léka!!! Amei seu blog, sério!!! =D Você escreve muitoooo bem, e é super engraçada nos posts ;D Amei!

Também adorooo doramas *---* São minha vida, não vivo sem eles kkk
Adoro Hotaru no Hikari, mas sinto muita vergonha alheia pela Hotaru -.-'
"Tudo vai melhorar e nomes como Doumyouji, Tsukushi, Sakurako e Nishida soarão como José, Maria, Pedro e Joana para você" com certeza!! kkk Love Hana Yori Dango!
Quero mais posts de doramas \O/
Bjus =*

S.M.R, Léka disse...

Rê...O próximo post de doramas vai ser sobre HANADAN *amo, amo, amo*!
Juro juradinho ;)

:*

ps: Algum dorama para indicar?? Estou sem nenhum no momento ;_;

Renata G. de Souza disse...

Oi Léka =D Não sei quais você já assistiu =/
Falando nisso, não perguntei se você gosta somente dos japoneses, ou gosta dos coreanos também? =O
Já viu Boys Before Flowers, versão K-drama de Hana Yori Dango?
Há pouco tempo assisti Ohitorisama, e amei =D
bJUS =*

EmmiSarang (Emilly Oliveira) disse...

'Hsuahsuahsuahusha
poxa, realmente adorei esse poste!!!!
Sério, assisto doramas(principalmente k-drama) desde sempre (amo Hotaru no Hikari também *-*)e ri muiiito com suas explicações sobre eles.
rsrsrs... bom, está de parabéns pelo trabalho ^^


Ps: já assistiu coffe prince? é um belo e engraçado k-drama, eu recomendo ^^

Kissu Ja Ne
;*