sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MEU REINO POR UM LIVRO!

E o Lekatopia entra no ar...agora! Sim, como o título desse post sugere, você encontrará por aqui basicamente resenhas e notícias do mundo literário. E como o "mundo literário" é amplo demais, o foco será em livros de fantasia, ficcção científica, romances e tudo que for destinado aos "jovens adultos" (nossos amados "YA"!).
 
No entanto, o nome do blog não é "Booktopia" por um motivo óbvio (não, não estamos falando do meu ego desproporcional que me obrigou a colocar meu apelido como parte do título do blog...Ok, talvez estejamos). A  verdade é que a nerd dentro de mim me obrigará a falar eventualmente sobre minhas outras paixões: filmes, seriados, mangás e games. Desse modo, "Lekatopia" me pareceu muito mais apropriado. Além disso, eu sempre quis um reino para governar, um mundo para dominar...Você sabe, esses desejos reprimidos de todos nós, de sorte que sim, tinha que ser "Lekatopia".

"Muahahahahaha!" (trovões ao fundo, por favor)

Sem mais delongas (*gasp*), uma breve nota de como serão feitas as resenhas. Os livros serão avaliados a partir de 03 critérios: narrativa, desenvolvimento dos personagens e "fator x".  Acho que vale a pena esperar as resenhas para ver na prática do que estou falando (ou talvez seja a preguiça de explicar o meu conceito de "fator x" de modo abstrato falando mais alto. Enfim...). A princípio não haverão spoilers nas resenhas, sendo que caso eu opte por incluí-los, todos serão devidamente avisados para evitar surpresas desagradáveis!
 
E quanto à nota atribuída nas resenhas para cada livro? Bem, após diversas  (aham...) reflexões acerca dos critérios mais adequados para atribuir notas aos livros que leio, conclui que elas não revem refletir necessariamente a média das  notas dadas nos quesitos "narrativa" e "desenvolvimento dos personagens". Isso porque há outros fatores de maior ou menor importância a serem considerados e que serão detalhados na resenha. E tem aquele inexplicável sentimento de "bem, o livro é ruim mas eu não consegui largar até o final" ou "veja, o autor subverte o modo tradicional de pontuar o texto, é genial, mas eu quase morri de tédio com a estória e precisei desenhar a árvore genealógica da família retratada 03 vezes para entender"
 
Tudo isso para dizer que, sim, a nota final dada aos livros resenhados terá uma boa dose de subjetividade.

É isso. Espero que possamos nos divertir juntos no que eu espero que seja um longo reinado ;)



Nenhum comentário: