domingo, 27 de março de 2016

DIÁRIO DE VIAGEM JAPÃO - AKIHABARA



Se você curte mangás, animes, jogos de videogame, eletrônicos, fliperamas, cosplay e/ou confeitarias fofas, Akihabara é para você. Se ser nerd fosse uma religião, acredite, nós iriamos peregrinar para Akihabara todos os anos e encerrar o jejum em um cat café.

Talvez para os locais possa haver um lugar mais legal que Akihabara para fazer tudo isso, possivelmente sob alegações de que é menos cheio e mais desconhecido. Mas você vai ser turista, não vai? Então se liberta e vai fazer sua visita em Akihabara. Vai ser feliz.

YAI S2

Para chegar lá você desce na estação de mesmo nome. Mais fácil impossível. E, daí, se prepare para ser bombardeado de estímulos com o melhor (e pior) que o fandom japonês pode oferecer. É carros de som tocando o último hit de alguma banda J-Pop, televisores e outdoors com trailers de jogos de videogame (por que a gente não faz isso no brasil? POR QUEEE?), vans adesivadas com personagens de anime, meninas vestidas com aqueles uniformes de empregadas francesas do século XIX acenando das janelas dos maid cafes (isso eu ainda acho meio estranho) e milhões, milhões, milhões de lojas nerds para atender todas as necessidades da sua vida de otaku.


Fazendo planos! (esse é o mapa que menciono trezentas vezes a seguir)

Akihabara não tem pontos turísticos “clássicos” (tipo aquele templo imperdível ou um castelo feudal do século XVI “OMG estou me sentindo em Rurouni Kenshin embora o período histórico seja outro”), mas para quem curte otakisses da vida é um prato cheio. Recomendo fortemente que assim que chegar lá você procure o Akihabara Tourist Center asap e pegue seu mapinha da vizinhança. Além de ser de graça, o mapa traz quadras e quadras com TODAS as lojas e atrações que você vai encontrar em cada uma – inclusive tem um índice do tipo “Games”, “Toy Art”, “Mangás e Livros”, “Cosplay”, etc, em que você vê quais lojas são de cada categoria e procura no mapa. Foi muito útil na minha busca por games de RPG antigo, embora eu só tenha achado em japonês (triste).

"TIPO O BUSUU! Certeza que com o Busuu rola." (Eu em negação)

Akihabara é isso, algumas (muitas) quadras principais, cortadas por quadras, cortadas por mais quadras, todas com prédios de até cinco andares que geralmente tem uma loja de alguma coisa em cada andar. Mais um motivo do porquê você PRECISA do mapinha: na frente de cada prédio tem uma placa com as lojas em cada andar, mas várias delas estão escritas em kanji e não dá para entender o nome nem saber do que é, a menos que você fale japonês. Então sem o mapa você vai estar no escuro.




O bairro como um todo é imperdível aos nerds, mas aonde você vai querer ir depende do que você gosta. Para quem curte games como eu, por exemplo, TEM QUE IR na Super Potato Store. O destino é batido em guias do tipo, mas, sério, é incrível lá dentro. Dá uma olhada nesse vídeo, eles tem TODAS AS COISAS LINDAS JÁ LANÇADAS NA HISTÓRIA.

E não são caros para comprar, mas o problema é que é tudo em japonês (God knows I’ve tried). Se você não se importa ou fala a língua, lucky you. Eu sai de mãos vazias, mas com o coração cheio de amor (hahaha...não, sério).

Também acho que para quem curte eletrônicos vale muito a visita a uma das grandes lojas que você encontra por lá, como a YodabashiCamera (na saída da estação). 

E, claro, todo mundo tem que se perder em uma livraria, viajar entre tantas ofertas de encadernados de mangá (e chorar sangue ao lembrar do quão restrita são nossas ofertas no Brasil) e cursos de desenho e artbooks e....E voltar para casa como eu, com 2 livros de desenho, 2 artbooks, 1 mangá reeditado da Sailor Moon (era uma edição especial!) e um problema na lombar por tentar carregar essas coisas em uma mochila de 20L.


Peso da culpa (literalmente) de trazer 4 livros capa dura. E sim, aquilo pendurado é um guarda-chuva.

Não fui em nenhum dos butler/maid/cat/bunny/whatever cafés, mas na próxima vez que eu for ao Japão quero ir no dos coelhos s2 (as vezes eu me preocupo com a infantilidade da minha mente, por favor, me aceitem assim pessoal). Tem todas essas opções espalhadas por Akihabara, fica ao gosto do freguês.

Ah, e quanto tempo você deve destinar à Akihabara? Eu usei uma tarde de um dia e um fim de tarde + noitinha de outro. Mesmo para quem não é otaku vale a visita. Para quem é, talvez valha a pena dedicar um pouquinho mais de tempo do que uma tarde (dá bastante trabalho procurar as coisas caso você queira algo específico, como algum toyart ou artbook, são muitas lojas e muitas opções). 





Foi uma das experiências mais divertidas da minha viagem e em uma nova visita a Tokyo eu voltaria com certeza!

Obs: Nessa postagem tem estreia das minhas ilustrações self-absorved de mim mesma no Japão :D!


Nenhum comentário: