domingo, 19 de novembro de 2017

MAGIA EXPLOSIVA (HIDDEN LEGACY #1)

"Nevada Baylor enfrenta o caso mais desafiador de sua carreira como detetive particular. Seu alvo é um Superior, o grau mais elevado de usuário de magia, que pode botar fogo em qualquer pessoa ou coisa. No entanto, Baylor não é a única no encalço desse perigoso indivíduo… Lançada à perseguição, Baylor é sequestrada por Connor “Louco” Rogan – um obscuro e tentador bilionário com poderes igualmente devastadores. Dividida entre seu desejo de fuga e o de se render a essa atração arrebatadora, ela precisará juntar forças com Rogan para permanecer viva."


Com "Magia Explosiva", finalmente temos Ilona Andrews publicada no Brasil. O pseudônimo, na verdade,  identifica um casal que escreve em conjunto: Ilona e Gordon. Acho estranho tratar eles como uma única pessoa em função do pseudônimo, mas ok, isso é irrelevante. Fato é que como Ilona Andrews eles já escreveram mais de vinte livros e se especializaram no gênero de fantasia urbana. Volta e meia estão na lista dos mais vendidos do The New York Times, especialmente com sua série de maior sucesso, Kate Daniels. E possuem uma  nota média de 4.35 (de um total de 5) no Goodreads - o que é alto, bem alto.

Como vocês podem ver, Ilona Andrews é praticamente a Regina George da fantasia urbana e tenho certeza que eles já fizeram um comercial no Japão.

Por isso, era uma questão de tempo até algo ser publicado por aqui. No final de outubro, a Universo dos Livros lançou o primeiro livro da trilogia Hidden Legacy, traduzido como Magia Explosiva. A primeira vista achei curioso não terem lançado a série mais famosa, Kate Daniels, mas é uma estratégia sensata: Kate Daniels já tem mais de dez livros e ainda não foi encerrada.  Faz todo o sentido começar com uma aposta mais segura e Hidden Legacy parece se encaixar bem aqui.

Pausa para parabenizar a Universo dos Livros por ter melhorado a capa original em 1000000%:


Quando fiquei sabendo do lançamento, dei pulinhos mentais de alegria: queria ler algo de Ilona Andrews há muito tempo, mas sempre passava outra leitura na frente. Resolvi utilizar o lançamento nacional como um sinal divino de que a hora havia chegado. Com quase nenhuma resenha negativa e notas altas, estava convencida de que eu + Hidden Legacy = uma história de amor. 


Chego a ter dificuldades em estruturar a bagunça que Magia Explosiva foi na forma de uma resenha coerente, mas vou começar com o casal de protagonistas, Nevada e Louco Rogan. Nevada deveria ser uma moça esperta, prática e kick ass. Porém, é só conhecer Louco Rogan - um total psicopata do tipo "macho alfa" com zero empatia e nenhuma qualidade redentora (ser bonitão não conta, desculpa Nevada) - que passamos a ter pérolas como:

EVIDÊNCIA 01:
Um prédio explode com Nevada e Rogan dentro. Nevada acorda soterrada com Rogan. Ela só não morreu porque ele usou seus poderes para bloquear a explosão, mas ambos estão soterrados juntos em um espaço 1x1.
  • O que uma pessoa racional pensaria: Estou ferida? Está tudo bem? Como saímos daqui?
  • O que nevada pensa: Ai Meu Deus, estou de conchinha com o Louco Rogan!!!!

EVIDÊNCIA 02:
Nevada sentada no parque. Um estranho muito bonito (que ela ainda não sabe ser Louco Rogan) está com uma cara ameaçadora procurando algo. Ele olha para ela e começa a dar passos determinados em sua direção:
  • O que uma pessoa racional faria: Corre/Grita por ajuda/Liga para a polícia.
  • O que Nevada faz: Fica sentada embasbacada porque É TANTA BELEZA E ELE PARECE UM DRAGÃO (!?!?)

E eu não estou exagerando, é literalmente isso que acontece. O. LIVRO. INTEIRO. E as palavras "conchinha" e "dragão" são usadas DE VERDADE.

Não tolerar o casal de protagonistas já torna a leitura do livro difícil, vamos combinar. Nevada é uma idiota. Rogan é um idiota. Ainda que cada um por motivos diferentes. Além disso, eu tive zero envolvimento emocional com as personagens,  inclusive as secundárias, excetuada a Vovô Frida. Como no final do livro ela estava longe de Houston (onde o livro se passa), por mim tudo podia pegar fogo e eu terminaria o livro feliz.

Eu em relação ao que estava acontecendo.

O encadeamento de eventos tem um ritmo acelerado demais, as coisas são pouco desenvolvidas, nada tem profundidade (nem a construção do mundo, nem as personagens) e o final é absolutamente anticlimático.

Confesso que tinha pensado em dar duas estrelas, mas escrevendo essa resenha mudei de ideia. Magia Explosiva não pode estar no mesmo patamar de livros medianos, mas divertidos, como Caraval ou Rainha Vermelha. Não há diversão aqui, eu honestamente pensei eu largar a leitura várias vezes e o teria feito se não tivesse acreditado que as coisas iam melhorar em algum momento,

Para encerar, acho justo admitir que pode ser um daqueles casos "não é você, sou eu". Muita gente gosta da trilogia Hidden Legacy, então talvez eles tenham visto algo que eu falhei em perceber. Honestamente, porém, não tenho a mínima ideia do que seja. Medíocre é a melhor palavra que encontro para descrever este livro.

Apesar de não ter gostado de Magia Explosiva, estou disposta a ler algo mais de Ilona Andrews e possivelmente irei escolher a séria Kate Daniels como próxima tentativa. Me desejem sorte.

Narrativa: 1/5
Desenvolvimento das personagens: 1/5
Avaliação Geral: 1/5




Nenhum comentário: